Placa Solar Mais Eficiente e que Gera Mais Energia

Sem dúvidas a energia solar é uma ótima forma de economizar na conta elétrica e também é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente, pois é uma forma de geração verde de energia elétrica totalmente limpa. Tendo isso em mente, a maioria das pessoas tem a intenção de substituir por completo o fornecimento convencional de eletricidade através das vias públicas de distribuição pela geração da energia solar residencial.

Isso é completamente plausível e possível, porém para conseguir reproduzir essa idéia, é necessário possuir uma fonte de geração de energia eficiente e suficiente para suprir as necessidades de todo um imóvel e ainda manter uma reserva para os dias onde a luminosidade do sol é reduzida e para utilização durante a noite.

Potencial de Geração de Energia Solar

Quanto maior o número de placas solares, maior é a possibilidade de geração de energia, porém o espaço de instalação dessas inúmeras placas solares pode ser um problema para algumas pessoas. Felizmente, sabendo escolher o tipo certo de painel fotovoltaico, você pode suprir essas necessidades enérgicas com menos painéis e ainda conseguir uma boa produção de energia solar suficiente para manter uma casa e uma reserva de energia.

Placa solar em uma residência

Qual a Melhor Placa Solar?

Todos acham que o coração da produção de eletricidade através da luz solar está nas placas solares, mas elas são somente uma armação protetora da verdadeira fonte de energia solar. Dentro de uma placa solar encontramos várias células fotovoltaicas que são fabricadas seguindo diversos padrões diferentes. Atualmente os dois tipos mais comuns de células fotovoltaicas presentes no mercado de placas solares são as células fotovoltaicas monocristalinas e as células fotovoltaicas policristalinas ou multicristalinas.

Diferença Entre as Células Fotovoltaicas

Células Multicristalinas ou Policristalinas

Célula Fotovoltaica MulticristalinaA produção de células policristalinas ou multicristalinas é muito superior, em termos de custo, do que as das células monocristalinas. Porém elas possuem menor eficiência e taxa de geração de energia e são geralmente utilizadas em larga escala, pois são as mais baratas das células solares. Gerando apenas cerca de 1,75 watts por célula, é possível obter aproximadamente 70 watts de energia de uma placa solar de 40 células e para se beneficiar da geração de energia você precisaria de um bom número de placas instaladas em sua residência.

Células Monocristalinas

Célula Fotovoltaica MonocristalinaPor outro lado, existem as células fotovoltaicas monocristalinas, presentes nas placas solares profissionais mais modernas. Essas podem gerar mais que o dobro de energia, num total de 4 watts e um pouco a mais por célula, mas seu preço é mais alto que o das células multicristalinas. Elas são menores e por isso é possível montar uma placa solar com mais células utilizando menos espaço. Com um painel de 60 células, é possível gerar incríveis 250 watts! Sozinha, uma placa dessas poderia manter um freezer horizontal e uma geladeira funcionando apenas com a energia solar.

Como Escolher a Placa Solar Ideal

A identificação das necessidades elétricas de sua residência é a primeira coisa a se fazer. As células monocristalinas são mais eficientes e produzem mais energia solar, porém foram desenvolvidas para placas solares com o intuito da geração de energia em grandes quantidades. Talvez você não precise de tanta eficiência na geração de energia e comprar um painel apenas por esse motivo seria desperdício de dinheiro. As células multicristalinas ou policristalinas convencionais desempenham bem o papel de produção de energia solar e são suficientes para suprir uma casa eficiente em termos de energia que não possua muitos moradores.

Melhor Investimento em Energia Solar

Sabendo que existem opções, a chave para escolher a melhor placa solar é definir seus requisitos e fazer os cálculos dos custos do investimento. Se você necessita de uma maior geração de energia, escolha uma placa solar cujas células são monocristalinas, porém se não precisar de tamanha potência vá com as multicristalinas mesmo, pois o melhor sistema de energia solar é aquele que lhe trará benefícios visíveis dentro do menor tempo possível com o menor custo de investimento.

11 respostas para “Placa Solar Mais Eficiente e que Gera Mais Energia”

  1. Raimundo Izaac Libório Júnior
    31 out 11 as 18:14

    Gostaria de utilizar a energia solar para áreas externa de minha residencia além de fornecer energia para um codec e uma Tv de LCD de 42 polegadas.

  2. Raimundo Izaac Libório Júnior
    31 out 11 as 18:15

    Gostaria também de saber onde posso obter as placas e os materiais para confeccionar o sistema.
    grato

    Raimundo

  3. Energia Solar Residencial
    1 nov 11 as 2:35

    @Raimundo

    Um sistema de energia solar é perfeitamente viável em sua aplicação. A TV de LCD consome bem pouca energia elétrica, o que fará com que apenas algumas placas solares dêm conta do recado. Porém, você precisa analisar os requisitos de energia elétrica do seu Codec, pois deste eu não sei lhe informar.

    Quanto aos materiais, você pode encontrá-los no Mercado Livre, clicando aqui. Existem vendedores especializados em energia solar que podem lhe vender os materiais (células fotovoltaicas e outros) ou a placa solar já pronta. Porém, montar sua própria placa solar, caso você tenha conhecimentos em eletrônica, é muito mais econômico.

    Caso precise, é só deixar um comentário.
    Obrigado e boa sorte!

  4. Jaime Resler
    28 nov 11 as 15:39

    Foram muito esclarecedoras as informações contidas neste site. Obrigado!

  5. Energia Solar Residencial
    29 nov 11 as 3:31

    @Jaime

    Muito obrigado pelo comentário. Tendo dúvidas ou sugestões para nosso conteúdo, por favor, nos avise!

  6. Jose Antonio Nobre
    13 mar 12 as 3:39

    Como faço para saber se uma célula é monocristalina ou policristalina, para que eu não seja enganado?
    Eu posso misturar a duas ou tem algum problema?
    E qual a distancia que eu deixo das placas até a bateria?
    Desde já agradeço.
    Jose Nobre

  7. Energia Solar Residencial
    13 mar 12 as 14:13

    @Jose É muito fácil saber se uma célula é mono ou policristalina. As células policristalinas possuem aspecto de vidro quebrado e com alterações de cor sobre sua superfície, enquanto as células monocristalinas apresentam uma superfície plana, sem alterações de cor.
    Não é aconselhável utilizar dois tipos de células num mesmo painel, porém nada lhe impede de utilizar 2 painéis diferentes. Lembre-se, cada painel só pode ter um tipo de célula.
    Se a fiação dos painéis até a bateria for muito extensa, existe a possibilidade de perda de energia, então para garantir uma maior eficiência, é aconselhável que as baterias estejam próximas aos painéis.
    Seja bem vindo, estamos à disposição para quaisquer dúvidas!

  8. 11 abr 12 as 16:21

    Caro amigo,

    Vi uma reportagem, a algum tempo, sobre um tipo de painel solar, que estava sendo testado na Europa, que gerava energia também pela fricção dos pingos de chuva sobre o painel. Você conhece tal tecnologia e sabe se já está disponível para venda?

    Obrigado!
    Neco

  9. Energia Solar Residencial
    11 abr 12 as 17:55

    @Neco Não estou familiarizado com essa tecnologia ainda. Nunca sequer ouvi falar sobre esse tipo de painel solar, mas sei, entretanto, que existem empresas Européias que fabricam telhas com células fotovoltaicas embutidas e que funcionam naturalmente como placas solares, mas óbviamente tem o aspecto estético de telhas comuns. Porém, nunca li ou ouvi falar sobre a geração de energia com o impacto dos pingos da chuva sobre os painéis. Caso descubra algo sobre esse tópico, farei desse um assunto para um possível artigo sobre essa tecnologia. Obrigado!

  10. Rafael
    17 abr 12 as 9:15

    Olá!
    Estou interessado em comprar placas solares para minha empresa, mas gostaria de saber quais as placas que convertem a energia solar pela energia elétrica, pois na minha empresa utiliza-se muito o ar condicionado e gostaria de estar substituindo o uso de energia elétrica pela energia solar.
    Obrigado, aguardo o contato.
    Por favor me enviem preços!!

  11. Energia Solar Residencial
    17 abr 12 as 13:41

    @Rafael Qualquer placa solar é capaz de produzir energia elétrica, porém você precisará ainda de outros equipamentos além do painel fotovoltaico. Baterias para a reserva de energia são opcionais, porém existe a necessidade de um controlador de carga e de um inversor de corrente para que a energia solar produzida seja utilizável por eletrodomésticos comuns.

    Com um controlador de carva e um inversor de onda senoidal pura você estará apto a plugar suas placas solares e começar a produzir energia elétrica igual a que recebemos das concessionárias pela via de distribuição pública.

    Os preços irão variar, e muito, dependendo de onde você fizer a aquisição dos equipamentos. Você também deverá verificar o preço da instalação, que inclui mão de obra qualificada. A eletricidade pode ser perigosa, portanto não arrisque sua vida caso não tenha prática nesse assunto.

    Obrigado pelo comentário!

Nos conte sobre o que você acha do Energia Solar Residencial e como podemos melhorá-lo.

Por favor, mostre respeito aos outros visitantes do site. Nós monitoramos todos os comentários e todos spams serão deletados. Se você quer postar um comentário inútil com um link para o seu site - não perca o seu tempo. Do contrário acolhemos qualquer feedback. Muito obrigado!